Ícone do site Cirurgia Plástica Infantil Dra. Patricia Hiraki

Pintas e o Melanoma – Quando é Realmente Necessário Remover?

pintas-e-o-melanoma-quando-e-realmente-necessario-remover-dra-patricia-hirkai-cirurgia-plastica-infantil

É necessário Remover Pintas? A criança corre risco de desenvolver o Melanoma?

Nem todas as pintas que aparecem se tratam de condições malignas, e a remoção depende de diferentes fatores. Em algumas crianças, é necessário remover pelo risco de malignidade (tornar-se câncer) ou bullying. ⠀

A aparição de câncer de pele como o Melanoma, é bem rara nas crianças e adolescentes. Porém, isto não os torna imunes, por isso é sempre importante reparar em novos sinais e lesões na pele e iniciar os cuidados com a fotoproteção desde cedo, pois o histórico de queimadura solar na infância pode aumentar o risco de melanoma quando adulto!⠀

Os principais tipos de nevo que podem virar câncer, são: nevo de Jadassohn e Nevo Melanócitos Congênito Gigante.⠀

O que é o Melanoma?

O Melanoma é o tipo mais grave e agressivo de câncer de pele. Em crianças e adolescentes, a condição está relacionada à questões hereditárias e lesões de pele decorrentes de exposições solares intensas, pois os raios UV comprometem a pele de forma cumulativa.

Quais são os Sintomas do Melanoma?

A pele dos pequenos é muito mais sensível e esbanja delicadeza, então a condição se apresenta de uma forma completamente diferente de como se manifesta na pele adulta. Quando no segundo caso, a coloração das pintas é um pouco mais escura, enquanto nas crianças pode ser esbranquiçada, rosada ou amarelada.

Os Principais Sinais que devem ser Observados, são:

Além da exposição solar intensa, outros fatores de risco são: predisposição genética (histórico familiar de melanoma ou outros tipos de câncer de pele), cabelos claros, pele clara, sardas e muitos sinais espalhados pela pele da criança. Os fatores de risco para o melanoma na infância são iguais aos dos adultos: pele clara, sardas, cabelos claros ou ruivos, histórico de queimaduras solares e muitos sinais espalhados pelo corpo.

Como manter a Observação das Pintas – Evitando o Melanoma

É comum possuirmos algumas pintas na nossa pele, especialmente na fase da infância. As pintas desenvolvidas nesta idade são chamadas de nevos, caracterizados por um borrão marrom bem discreto, ou, saliências que se desenvolvem e são mais recorrentes na região do tronco.

Antes de se desesperar, lembre-se que, comumente, estas pintas são benignas. Para tranquilizar-se, mantenha a observação e fique atento a qualquer mudança, sempre aplicando a regra ABCDE, que consiste em observar:

A – Assimetrias: as pintas benignas são assimétricas.

B – Bordas Irregulares: sinais comuns possuem bordas arredondadas, enquanto sinais malignos possuem bordas irregulares.

C – Cor: pintas benignas possuem coloração uniforme, estável.

D: Diâmetro: pintas maiores de 0,5 devem ser observadas.

E: Evolução: qualquer mudança nas últimas características citadas deve ser analisada minuciosamente.

Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários. 😉

Dra. Patricia Yuko HirakiSociedade Brasileira de Cirurgia Plástica

Sair da versão mobile