Os nevos melanocíticos congênitos (NMC) são lesões pigmentadas congênitas, ou seja, presentes desde o nascimento do paciente. A condição é resultado do acúmulo de melanócitos (células que produzem o pigmento da pele) num lugar só. Os NMC, quando gigantes, podem ser um fator de risco para o Melanoma. ⠀

Como são Classificados os Nevos Melanocíticos Congênitos?

As lesões são categorizadas de acordo com seus aspectos, e as três principais levam em consideração: diâmetro do nevo, porcentagem de superfície corporal que ocupa e sua área.

Dessa forma, os NMC são classificados da seguinte maneira:⠀

  • Os considerados pequenos possuem menos do que 1,5 cm de diâmetro;
  • Os médios entre 1,5 e 19,9 cm
  • Os grandes ou gigantes mais de 20cm de diâmetro.

Mas temos que levar em conta o tamanho da criança, por isso o cálculo da proporção do nevo em relação a superfície corporal total.⠀

Como é Feito o Tratamento dos Novos Melanocíticos Congênitos?

O tratamento dos nevos melanocíticos congênitos varia desde o acompanhamento clínico com dermatologista, remoção cirúrgica (parcial ou total) do nevo, procedimento de dermoabrasão ou procedimentos a laser. ⠀

Eu, pessoalmente, prefiro a remoção cirúrgica e/ou acompanhamento clínico do que as outras opções. O processo pode envolver múltiplas cirurgias, por isso deve ser acompanhado e realizado por um especialista experiente e de confiança.

Quais são as Modalidades Cirúrgicas de Tratamento?

Quando falamos sobre um tratamento um pouco mais invasivo, envolvendo uma intervenção cirúrgica, podem ser utilizadas as seguintes técnicas:

  • Ressecção seguida de enxerto de pele;
  • Ressecção parcial e uso de expansores de tecido em áreas vigorosas, seguido de ressecção das lesões e avanço ou rotação dos retalhos expandidos.

Acompanhando o Paciente

É imprescindível que o paciente que possui os nevos melanocíticos congênitos na classificação maior, receba um acompanhamento completo e repetido. O acompanhamento clínico faz total diferença, pois evita a identificação tardia de neoplasias e demais comprometimentos.

É imprescindível, também, que pacientes com NMC recebam zelo por parte de uma equipe multidisciplinar, como terapeutas ocupacionais, psicoterapeutas e cirurgiões plásticos. É um processo complexo e, por isso, a saúde mental do paciente também deve ser levada em consideração.

Para um tratamento com ótimos resultados, confie em um cirurgião registrado na Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica.