O hemangioma infantil é o tumor benigno mais comum na infância. Acomete principalmente meninas, crianças que nasceram com baixo peso, prematuras e de pele branca.

Não se sabe ao certo a origem do tumor, mas se sabe que é benigno e provêm de células vasculares e a evolução do Hemangioma Infantil é bem característica.

Como eu sei que o meu filho/a tem hemangioma infantil?

Em casos de hemangioma infantil, em geral, a criança nasce sem nenhuma lesão, mas após alguns dias de vida aparece uma mancha como se fosse uma “picada de mosquito” e essa mancha cresce rapidamente para os lados e para fora da pele. Mais raramente, é visível uma manchinha vermelha clara na pele do bebê quando ele nasce, mas o crescimento exacerbado é semelhante. Durante essa fase de crescimento do hemangioma, ele pode sangrar, ferir ou infeccionar. Ao redor de 1 ano de vida, a lesão para de crescer e o tumor regride espontaneamente, até os 7 a 10 anos, sumindo por completo ou podendo ficar uma lesão clara e murcha.

Se o hemangioma infantil regride, preciso tratar?

Apesar de regredir, na fase em que o hemangioma está crescendo, os sangramentos, infecções e feridas podem ser um problema que deve ser tratado. Outra indicação de tratamento é quando os hemangiomas estão localizados em áreas como olhos, boca, nariz, mão e ouvidos, podendo atrapalhar funções vitais da criança que está em desenvolvimento.

Depois que o hemangioma involui, pode deixar cicatrizes ou sobras de pele, que também necessitam de tratamento cirúrgico para sua correção.

Qual é o tratamento para o Hemangioma Infantil?

O tratamento pode ser medicamentoso, sendo o propranolol a medicação de primeira escolha atualmente, mas ainda existe outras opções para casos específicos. Em alguns casos o hemangioma também pode ou deve ser tratado de forma cirúrgica.

Para cada caso existe indicação e tratamentos mais adequados, por isso é importante passar por uma avaliação médica com especialista para saber qual a melhor conduta para a criança.

Qual a idade para iniciar um tratamento?

Idealmente, o quanto antes se iniciar o tratamento melhor a resposta e menores são as sequelas deixadas pelo hemangioma. Vale lembrar que o propranolol, por exemplo, age somente na fase em que o tumor está crescendo, ou seja, até ao redor de 1 ano de idade.

Em alguns casos, por outro lado, passada a fase proliferativa (de crescimento rápido), é melhor esperar a regressão e operar somente a sequela que restar do hemangioma.

Procure um especialista para se informar sobre o melhor tratamento para sua criança.

Meu filho/a tem mais de 10 anos e ainda tem a mancha vermelha, é hemangioma infantil?

Depois de ter regredido, o hemangioma pode deixar alguns vasinhos bem finos, chamados telangectasias, mas em geral são bem discretos e podem ser tratados com cirurgia ou laser.

Se a mancha ainda estiver bem avermelhada, pode ser que seja uma malformação dos vasos,  que é outra doença com outros tratamentos, sobre a qual comentaremos em outro tópico.