Cirurgia para correção de ginecomastia na adolescência

A ginecomastia é o aumento das mamas masculinas, que ocorre na puberdade como consequência da produção do hormônio endógeno. Presente em 66% dos meninos adolescentes, é um problema estético que pode causar danos psicológicos, além de problemas físicos.

A ginecomastia – ou hipertrofia mamária

A ginecomastia é o desenvolvimento excessivo do volume das mamas, que pode ocorrer em qualquer idade, no sexo masculino. Na adolescência, fase de grandes mudanças físicas e psicológicas, o aumento das mamas pode causar grande constrangimento, acarretando mudanças na rotina e estilo de vida do jovem.

O aumento da mama pode ser ocasionado pelo crescimento da glândula (hipertrofia mamária) ou aumento do tecido gorduroso que circunda a mama.

A adolescência é uma fase de grandes alterações hormonais – até que o equilíbrio hormonal seja atingido, a glândula pode crescer e, na maioria dos casos, elas regridem após a fase de equilíbrio, ao redor dos 18 anos. No entanto, para alguns jovens isso não ocorre, e as mamas podem permanecer aumentadas.

Uma das causas para o aumento das mamas é a obesidade, problema cada vez mais comum entre nossos adolescentes, onde a gordura que acumula em todo corpo também acumula nas mamas. Outro problema causado pela obesidade é o desbalanço hormonal devido ao aumento de hormônios femininos que estimulam o desenvolvimento da glândula mamária.

Além da obesidade e da alteração hormonal fisiológica, há outros fatores que podem levar o aumento das mamas, como o uso de maconha e esteróides, problemas hepáticos (pois o fígado é responsável pela metabolização hormonal), e tumores de testículos.

Uma vez excluídos as causas não fisiológicas e tratados os problemas de base, se persistir a ginecomastia, é indicada uma cirurgia para corrigir a deformidade. Ademais, existem alguns casos de ginecomastia de um lado só, mesmo que, na maioria das vezes, ela ocorra bilateralmente.

Cirurgia para correção da ginecomastia

A técnica cirúrgica que será realizada para corrigir a deformidade depende da causa do problema. Se este for somente o aumento da glândula, a cirurgia que poderá corrigir a deformidade é a ressecção da glândula, feita através de uma cicatriz em formato de “C” ao redor da aréola – dessa forma, a cicatriz final fica discretamente posicionada.

No entanto, se a causa da ginecomastia for um componente gorduroso, além do controle de peso, é indicada a lipoaspiração da gordura.

Em uma boa parcela dos casos ocorre a associação dos dois problemas (aumento de glândula com aumento de gordura); pelo aumento considerável do volume mamário pode haver, também, um excesso de pele. Assim, para a correção, temos que retirar a glândula, fazer a lipoaspiração e remover o excesso de pele. Quando a pele é retirada, podemos deixar uma cicatriz ao redor da aréola, e em casos mais graves, além da cicatriz da aréola, se faz necessário uma cicatriz transversal, no sulco mamário ou partir da aréola.

Mesmo quando simples, todas as técnicas realizadas para corrigir a ginecomastia devem ser realizadas em ambiente hospitalar. A cirurgia pode ser feita sob anestesia local com sedação, ou anestesia geral, a depender da complexidade da cirurgia.

A alta do paciente pode ocorrer no mesmo dia, ou no dia seguinte ao procedimento. Quando associada a lipoaspiração é necessário o uso de malhas compressivas nos pós-operatório para maior conforto ao paciente.