Queimadura Infantil
Sabemos como é importante prevenir nossas crianças de queimaduras e outros perigos. Líquidos quentes, ferro de passar, fogão, forno, velas, exposição ao sol e rede elétrica, entre outros, podem ser causadores dessas queimaduras. Mas, por conta da idade e da curiosidade, nem sempre conseguimos protegê-las de todas as coisas. Por isso, falarei um pouco sobre como lidar quando ocorrer queimaduras no pequeno.
Quais são os tipos de queimadura?
As queimaduras são diferenciadas pelo grau de comprometimento da área atingida. Quanto mais profundo, mais grave. Deve-se levar em conta, também, a extensão do dano:
- Queimaduras de 1º grau: são leves e ficam com uma leve vermelhidão na região afetada, seguida de inchaço e desconforto (dores e ardência). Não formam bolhas e a pele não se desprende. Raramente deixam cicatrizes.
- Queimaduras de 2º Grau: a região é um pouco mais afetada, pois a derme e a epiderme são atingidas. Causam um desconforto maior e algumas bolhas podem aparecer, além do desprendimento total ou parcial da pele afetada. A recuperação é um pouco mais lenta e cicatrizes podem ficar aparentes (sendo claras ou escuras).
- Queimaduras de 3º Grau: A região é totalmente afetada, com todas as camadas da pele destruídas. A dor é pequena, pois, como a queimadura é muito profunda, as terminações nervosas são danificadas. Sempre deixam cicatrizes e tratamentos cirúrgicos ou fisioterapêuticos podem ser necessários. É importantíssimo manter o acompanhamento da lesão.
Como lidar com as queimaduras em crianças?
É imprescindível que a criança seja levada ao médico para que ele possa analisar e diagnosticar corretamente o grau da queimadura.
Assim que ocorrer o acidente, lavar o local com água fria e corrente, deixando alguns minutos na água a fim de diminuir a temperatura local. Compressas frias ajudam a aliviar a dor. Em casos de queimaduras mais graves, ou queimaduras que acometam a face, mãos e genitais, leve ao hospital imediatamente!
Não toque a queimadura, não fure as bolhas, não tente descolar os tecidos grudados na pele queimada. Em geral, além de lavar abundantemente com água, não mexa na região nem use pomadas ou cremes até passar no médico.
Prevenção de queimaduras em crianças
Devemos levar em conta que as crianças são curiosas e não tem o mesmo cuidado que os adultos. Para evitar queimaduras, mantenha as crianças afastadas do fogão quando ele estiver em uso; mantenha metais quentes como ferro, chapinhas e babyliss longe das crianças; evite que elas cheguem perto de chamas e líquidos quentes; não deixe velas expostas e use proteção solar. O melhor caminho é sempre a prevenção!